Banda Padre José Maurício: 68 anos de história
- 21/02/2024
- 0 Comentário(s)
A Banda desde a fundação há quase 68 anos é regida pelo maestro fundador que completa 95 anos de idade

Foto: Rogério Carlos Born
Neste sábado (17/02), a Associação Musical Mafrense (AMM), mantenedora da Banda Padre José Maurício realizou a eleição da nova Diretoria para o biênio de 2024 e 2025. A eleição foi realizada no Conservatório Maestro Mathias Herzer, sede da entidade.
Foram eleitos por aclamação com a posse imediata como presidente, Mauri Alcione Deniz e como vice-presidente Pedro Henrique Heide.
O 1º secretário será Rogério Carlos Born e o 2º Secretário Valdemar Albrecht, o 1º Tesoureiro, Rogério Ziehlsdorff, o 2º Tesoureiro, Anderson Carlos Wolff, o administrador da Sede, José Neuburger Neto, a assessora relações públicas, Silvana Herzer Born e o orador, Mathias Herzer.
O Conselho Fiscal será formado por Vigando Ziehlsdorff e Richard Deniz.
Histórico
A Associação Musical Mafrense (AMM), fundada em 1954 com a denominação de Sociedade Musical Mafrense (SMM), é a mantenedora da Banda Padre José Maurício criada em 1956 é reconhecida como entidade de utilidade pública pela Lei Estadual 1.567/1956 que foi ratificada pelas Leis 16.733/2015 e 18.278/2021, de Santa Catarina. Também é reconhecida pela Lei municipal 189/1954, de Mafra (SC).
A fundação e a manutenção da entidade foi fruto do investimento de toda a comunidade riomafrense por meio de doações associativas.
O repertório é composto por partituras escritas por Mathias Herzer com músicas que priorizam a imigração alemã riomafrense e a tradição cultural brasileira. Em 1968 a Banda gravou um disco (LP). No mesmo ano, fez uma apresentação na inauguração do trecho ferroviário entre Mafra e Lages, com a presença do Presidente da República, Juscelino Kubitchek.
A Banda conta hoje com 16 músicos que executam as apresentações com instrumentos recebidos no passado pelo Ministério da Cultura. Desde a fundação em 1956 é regida pelo maestro Mathias Herzer que completou 95 anos na segunda-feira (19)
As primeiras atividades da Banda, em 1956, foram realizadas na sala de sessões do antigo Fórum de Mafra e os principais fundadores foram o juiz da comarca da época, Dr. Francisco de Oliveira, o professor Antônio Hélio do Amaral e o maestro Mathias Herzer que ainda rege a Banda. Herzer também regeu a Banda Treml, de São Bento do Sul (SC) por 20 anos.
Hoje a banda enfrenta dificuldades com a renovação de seus integrantes e a carência de recursos para a modernização dos instrumentos e a confecção de novos uniformes, necessitando de patrocínio.
A Banda Padre José Maurício possui uma página no Facebook e um canal no Youtube (@bandapadrejosemauricio)

Foto: Rogério Carlos Born
Maestro Mathias Herzer
A importância da Banda e do Maestro, integrante de uma família de músicos riomafrenses, foi reconhecida pelas câmaras municipais de Mafra, Rio Negrinho e São bento do Sul (SC), e de Rio Negro (PR). Também foi homenageada pelo Rotary Club de Mafra e de Rio Negro.
O maestro Mathias Herzer também recebeu Honra ao Mérito e homenagens da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), das câmares municipais de São bento do Sul, Mafra e Rio Negro.
Foto histórica: Acervo da Banda Padre José Maurício
Por Rogério Carlos Born
























