Corpo de Bombeiros Militar alerta para prevenção de acidentes em rios, cachoeiras, acampamentos e trilhas
- 04/02/2025
- 0 Comentário(s)
Foto: Divulgação / CBMSC
Além das ações de prevenção de afogamentos nas praias, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) alerta para os cuidados básicos em rios, cachoeiras, trilhas e acampamentos. Na última semana, duas ocorrências evidenciaram os riscos existentes nesses locais, frequentemente procurados por quem deseja aproveitar os dias mais quentes além do Litoral catarinense.
Durante a alta temporada, entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro, guarda-vidas civis e militares do CBMSC realizaram 210 salvamentos por afogamento em todo o estado. Além disso, foram concluídas 794 mil ações de prevenção e 156 crianças participaram do Programa Golfinho, voltado para a educação preventiva sobre afogamentos. Em relação às ocorrências com águas-vivas, registraram-se 1.448 atendimentos a vítimas de lesões e 144 crianças desaparecidas foram localizadas pelas equipes do CBMSC.
Riscos em rios e cachoeiras

Informe familiares ou amigos: Comunique a alguém de confiança sobre o local e o seu horário de saída, bem como o previsto para o retorno. Sempre que possível, compartilhe a localização por meio do celular, evitando aplicativos que consomem muita bateria.
- Esteja bem alimentado e hidratado: Leve alimentos e água suficientes para o passeio.
- Verifique a disponibilidade de um guia: Ao chegar ao local, informe-se sobre a possibilidade de contar com um guia turístico. Tome cuidado ao se aproximar de pedras escorregadias, especialmente aquelas com limo, e evite saltar em rios e cachoeiras devido às pedras submersas.
Itens úteis para acampamentos e trilhas:
- Colete salva-vidas (mesmo que não haja intenção de nadar, para uso em áreas próximas a rios, lagos ou cachoeiras);
- Protetor solar;
- Óculos de sol;
- Repelente de insetos;
- Carregador portátil para o celular;
- Lanterna (além do celular).
:: Seguem abaixo os dados referentes ao período de 28 de janeiro a 3 de fevereiro

Os números podem sofrer atualizações























