AoutraFM.com

(47) 99775-0853

 
Cem anos do rádio no Brasil: as web rádios

 

Durante boa parte do século passado, o rádio era ouvido apenas por ondas médias, tropicais, curtas ou em freqüência modulada. Mas desde as primeiras décadas do novo milênio, tornou-se possível acessar programações radiofônicas também na tv por assinatura, via satélite e pela internet.

Com a criação da grande rede que interliga os computadores do planeta, as rádios hertzianas ganharam a companhia das web rádios.

Diferentes do sistema de radiofrequência, um espectro escasso que está nas mãos dos grandes grupos de comunicação ou das rádios comunitárias, que também operam por frequência e têm baixo alcance, as web rádios são de fácil implantação, têm baixo custo e podem ser ouvidas em qualquer parte do planeta, mesmo sendo transmitidas a partir de um único ponto.

Muitas emissoras foram criadas especialmente para este novo modo de transmissão.

As rádios tradicionais também estenderam sua programação para sites e plataformas de streaming na internet com programação híbrida, unindo áudio, vídeo, texto e fotos, além de serviços de busca, previsão do tempo, chats, podcasts, lives, biografias de artistas, receitas culinárias, fóruns de discussão, letras cifradas de músicas.  As possibilidades são realmente infinitas.

A interação entre o público e as web rádios modificou-se, tornando o ouvinte muito mais participativo na programação das emissoras.

Novos hábitos de audição foram incorporados e houve um aumento significativo na diversificação dos aparelhos receptores.

Computadores, celulares, tablets e outros dispositivos digitais portáteis passaram a ser alternativas para o ouvinte de rádio.

O rádio sempre soube se adaptar às inovações tecnológicas de cada tempo.

Com as mudanças sociais produzidas pela internet e pela convergência das mídias, ele passou por mais uma reconfiguração  e transformou-se em um meio de comunicação expandido e hipermidiático que transita entre as heranças do formato analógico  e as novas possibilidades de produção, veiculação e consumo que as redes sociais e plataformas digitais oferecem.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edição: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

"

Agora na Rádio


Enquete
O que Achou de nosso Novo Site?
Otimo
Bom
Recular
Ruim
Não Sei Dizer
Ver resultados

As mais pedidas
0
Testeee
testeee
1
Musica
Artista
2
Musica
Artista
3
Musica
Artista
4
Musica
Artista
5
Musica
Artista

Estatísticas
Hoje: 3
Esta Semana: 13
Este Mês: 21
Total de Acessos: 9168
Publicidade
Midia
Capeleti Auto Center
Zapp Materiais de Construcao
APP Radiosnet
LOJAO DA ECONOMIA
 
GIRARDI LOJÃO DA ECONOMIA ESTRELA
SAO LUIS DR JONAS SCHULTZ FORMATO ALEXANDRE CAR + ESTRELA INSTALEFILME + ANDERLE
  Rádio Aoutra - Todos os Direitos Reservados   Banner ObaCast