AoutraFM.com

(47) 99775-0853

 
Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Bandeirantes

 

O empresário José Pires de Oliveira Dias, influenciado pelo maestro José Nicolini, fundou no dia 6 de maio de 1937, sob o prefixo P R H – 9, a Sociedade Bandeirante de Radiodifusão.

Inicialmente localizada na rua São Bento, centro de São Paulo, a rádio foi criada com uma programação voltada para música clássica.

Seus primeiros locutores foram, entre outros, Hélio Ribeiro, Tito Fleury e Joaquim Carlos Nobre.

Um ano depois, a emissora virou popular, com radioteatros, esporte, auditório e jornalismo. E no ano de 1945, ela foi comprada por Paulo Machado de Carvalho, dono da Rede de Emissoras Unidas, que tinha a Rádio Record como principal estação.

Na década de 1950, a Rádio Bandeirantes foi a primeira emissora do país a ter transmissão ininterrupta 24 horas por dia, como gostava de afirmar o fundador do grupo bandeirantes, João Saad.

Sempre inovadora, no ano de 1955 a emissora põe em prática um projeto comercial bem audacioso, o sistema RB-55, que da noite para o dia tira as marcas e anunciantes de dentro dos programas e cria blocos comerciais veiculados a cada 30 minutos.

Nessa época, o jornalista Osvaldo Moles, considerado o pai de Adoniran Barbosa no rádio, foi um dos importantes nomes na emissora.

Na Copa do Mundo de 1958, a Rádio Bandeirantes formou uma rede nacional com 400 emissoras afiliadas de todo o país. A cadeia Verde-Amarela Norte-Sul do Brasil transmitiu os jogos de maneira simultânea e atingiu o maior índice de audiência marcado na história da emissora.

Entre os anos de 1969 e 1983, a famosa dupla sertaneja Tonico e Tinoco comandou diversos programas na emissora.

O jornalismo alcança grande popularidade e a Rádio Bandeirantes investe cada vez mais em notícias para se tornar uma rádio 100% all news, ou seja, uma rádio só de notícias.

Durante anos, o informativo matinal e líder de audiência, O Trabuco foi comandado pelo radialista Vicente Leporace.

Na década de 1990, a emissora foi a primeira rádio a realizar transmissões via satélite. E em 2005 uma das primeiras a se tornar digital.

Atualmente a rádio integra a Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, e tem a sua programação voltada para a informação, prestação de serviços e utilidade pública.

 

Fonte: EBC


Agora na Rádio


Enquete
O que Achou de nosso Novo Site?
Otimo
Bom
Recular
Ruim
Não Sei Dizer
Ver resultados

As mais pedidas
0
Testeee
testeee
1
Musica
Artista
2
Musica
Artista
3
Musica
Artista
4
Musica
Artista
5
Musica
Artista

Estatísticas
Hoje: 18
Esta Semana: 61
Este Mês: 312
Total de Acessos: 9730
Publicidade
Midia
Capeleti Auto Center
Zapp Materiais de Construcao
APP Radiosnet
LOJAO DA ECONOMIA
 
GIRARDI LOJÃO DA ECONOMIA ESTRELA
SAO LUIS DR JONAS SCHULTZ FORMATO ALEXANDRE CAR + ESTRELA INSTALEFILME + ANDERLE
  Rádio Aoutra - Todos os Direitos Reservados   Banner ObaCast