AoutraFM.com

(47) 99775-0853

 
Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Gaúcha

 

Fundada em Porto Alegre no dia 8 de fevereiro de 1927, a Rádio Sociedade Gaúcha iniciou suas transmissões em 19 de novembro do mesmo ano.

Sob o prefixo P-R- A- Q , em estúdios instalados no Grande Hotel da praça da Alfândega, principal ponto de circulação da elite, e de políticos de passagem pela capital.

De caráter educativo e cultural,  “a voz dos pampas” contava então com 300 sócios, já habituados às transmissões que chegavam do Rio de Janeiro e de países latino-americanos vizinhos, e irradiava programação composta por concertos de música erudita e palestras de informação científica.

A solenidade de inauguração foi presidida pelo intendente da capital e a Orquestra de Câmara de Sotero Cosme, na qual Radamés Gnatalli atuava como segundo violino, foi contratada para abrilhantar a festa.

Um dos mais famosos apresentadores da rádio gaúcha foi o ator, cantor, cineasta e compositor Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha.

Teixeirinha apresentava seu programa na Rádio Gaúcha junto com Mari Terezinha, conhecida como “a menina da gaita”,  com quem fazia dupla nos microfones e, também, na vida real.

Nas décadas anteriores, programas como  A Pensão da FefecaArtes e Travessuras,  e Os Serões de dona Generosa também alcançaram grande popularidade na emissora.

A Rádio Gaúcha realizou a primeira transmissão ao vivo de uma partida de futebol na região Sul,  entre o Grêmio e a seleção do Paraná,  em 1931.

O jogo aconteceu no antigo Estádio da Baixada, atual Parque Henrique Luís Roessler, e o placar cravou 3 gols para o Grêmio, contra apenas um do time paranaense.

No ano seguinte, a emissora irradiou, também pela primeira vez, a Festa da Uva, direto de Caxias do Sul.

O programa Teixeirinha Amanhece Cantando fez enorme sucesso na Rádio Gaúcha durante as décadas de 1970 e 1980, quando a máquina tricolor faturou o campeonato mundial  em Tóquio, contra o Hamburgo, da Alemanha.

Até hoje, a emissora é líder de audiência em jornalismo e esporte, na capital e região metropolitana de Porto Alegre.

Cem anos em 100 programas

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edição: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

 

CHIMARRÃO FAZ BEM?

 

 

"

Agora na Rádio


Enquete
O que Achou de nosso Novo Site?
Otimo
Bom
Recular
Ruim
Não Sei Dizer
Ver resultados

As mais pedidas
0
Testeee
testeee
1
Musica
Artista
2
Musica
Artista
3
Musica
Artista
4
Musica
Artista
5
Musica
Artista

Estatísticas
Hoje: 18
Esta Semana: 61
Este Mês: 312
Total de Acessos: 9730
Publicidade
Midia
Capeleti Auto Center
Zapp Materiais de Construcao
APP Radiosnet
LOJAO DA ECONOMIA
 
GIRARDI LOJÃO DA ECONOMIA ESTRELA
SAO LUIS DR JONAS SCHULTZ FORMATO ALEXANDRE CAR + ESTRELA INSTALEFILME + ANDERLE
  Rádio Aoutra - Todos os Direitos Reservados   Banner ObaCast