AoutraFM.com

(47) 99775-0853

 
Doutor Ajuda - Cancer de colo do utero: vacina diminui risco de contrair a doenca

Neste episódio, a ginecologista Dra. Denise Yanasse dará mais detalhes sobre o assunto

 

Você sabia que existe vacina que diminui o risco de câncer de colo do útero? Sabia que você pode identificar as lesões antes de virar um câncer? Conhece os sintomas do câncer de colo do útero?

 

Neste episódio, a ginecologista Dra. Denise Yanasse dá mais detalhes sobre o assunto.

O Câncer de colo de útero é o quarto tumor mais frequente em mulheres no Brasil ficando atras do câncer de pele não melanoma, câncer de mama e câncer de colón e o quarto que mais causa morte nas mulheres.

 

 

Principais sintomas relacionados ao Câncer de colo de útero

  1. Sangramento vaginal. O sangramento vaginal suspeito é aquele que ocorre fora do período menstrual, após a menopausa e mesmo após as relações sexuais.
  2. Corrimento com odor fétido
  3. Dor em baixo ventre que é a dor de barriga abaixo do umbigo
  4. Perda de peso 

 

É fundamental que você saiba que quando esses sintomas aparecem a doença não está mais na fase inicial. No começo do quadro a mulher não sente nada! 

Se você faz o diagnóstico apenas no surgimento dos sintomas, a doença já está avançada e nesse caso a taxa de cura é menor que 50%. Se por outro lado você identificar a doença na fase inicial, a chance de cura da doença fica próximo a 90%.

 

Existem duas estratégias de prevenção para o Câncer de colo de útero.

 

A primeira é o que chamamos de prevenção primária que é basicamente medidas para evitar a doença. No caso do câncer de colo do útero a principal medida para se evitar a doença é a Vacinação contra o HPV.

O Câncer de colo do útero em mais de 90% das vezes é causado pela presença do vírus HPV. A vacina está indicada para crianças a partir de 9 anos e está disponível gratuitamente pelo SUS para meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Além da vacina, outras medidas têm efeito na diminuição do risco de ter a doença como usar camisinha nas relações sexuais e evitar o tabagismo. Se a mulher seguir essas recomendações, a chance de ter a doença diminui muito, mas ainda não é zero!  

A prevenção secundária trata-se de exames de rastreamento precoce como o Papanicolau. Mulheres entre 25 e 64 anos de idade devem realizar este exame. Ele consegue suspeitar das lesões antes mesmo delas se tornarem câncer de colo de útero! 

Câncer de colo de útero pode ser prevenido e diagnosticado precocemente, tendo taxas de curas altas nesses casos. Agende sua consulta com um ginecologista! 

 

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.

   após publicidade

 



Fonte: Brasil 61

"""""

Agora na Rádio


Enquete
O que Achou de nosso Novo Site?
Otimo
Bom
Recular
Ruim
Não Sei Dizer
Ver resultados

As mais pedidas
0
Testeee
testeee
1
Musica
Artista
2
Musica
Artista
3
Musica
Artista
4
Musica
Artista
5
Musica
Artista

Estatísticas
Hoje: 21
Esta Semana: 21
Este Mês: 150
Total de Acessos: 8593
Publicidade
Midia
Capeleti Auto Center
Zapp Materiais de Construcao
APP Radiosnet
LOJAO DA ECONOMIA
 
GIRARDI LOJÃO DA ECONOMIA ESTRELA
SAO LUIS DR JONAS SCHULTZ FORMATO ALEXANDRE CAR + ESTRELA INSTALEFILME + ANDERLE
  Rádio Aoutra - Todos os Direitos Reservados   Banner ObaCast